Você é dono de Farmácia? Sabe a importância da gestão tributária para farmácias?
Um dos grandes erros cometidos pelos pequenos empresários é justamente não acreditar que uma boa gestão tributária vale a pena no negócio.
Em suma, a maioria das farmácias, acredita que cabe ao contador somente fazer a folha de pagamento e emitir as guias dos pagamentos de impostos devidos.
Todavia, uma boa gestão tributária do seu negócio poderá ajudá-lo a crescer substancialmente, economizando desse modo vários impostos indevidos.
Nesse sentido, fazer uma boa gestão tributária, envolve desde o planejamento tributário, passando pelo sistema operacional, controle e apuração dos impostos devidos.
Uma das principais importância da gestão tributária em farmácias é justamente ressarcir alguns impostos indevidos.
Afinal, esses estabelecimentos em 90% dos casos acabam pagando mais do que deveriam para o governo por questão de cobrança indevida.
Esse pagamento a mais se deve pelo fato de as farmácias estarem incluídas no ICMS/Substituição Tributária e PIS/COFINS Monofásico, onde a indústria faz o recolhimento na saída dos produtos.
Dessa maneira fazer uma boa gestão tributária irá possibilitar os donos de farmácia a economizarem imposto, e automaticamente ganharem em custo.
Quais impostos uma farmácia paga?
Em linhas gerais, uma farmácia paga bastante imposto para o governo, aliás, é um dos setores da economia que mais paga impostos.
A grosso modo, os impostos que uma farmácia paga para o governo no âmbito federal são:
- Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);
- Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL);
- Contribuição para financiamento da Seguridade Social (COFINS);
- Contribuição ao programa de Integração Social (PIS);
- Imposto sobre produto industrializado (IPI);
- Previdência Social (INSS);
- Fundo de Garantia sobre tempo de serviço (FGTS).
O FGTS só incide em caso da farmácia possuir empregados, todavia, como na maioria dos casos o proprietário não consegue tocar sozinho o seu negócio, o imposto acaba se materializando.
Há também outros impostos e taxas no âmbito estadual e municipal como o ICMS, IPTU, ISS), entre outros.
Como sei se estou pagando imposto a mais?
Para saber se você está pagando impostos indevidamente é importante, acima de tudo, ter um bom contador que te oriente na gestão tributária do seu negócio.
Existe, impostos indevidos em todos os âmbitos, inclusive sobre a folha de pagamento, sendo o aviso prévio indenizado, impostos cobrados em relação à 1/3 de férias, licenças médicas e rescisões trabalhistas alguns casos possíveis de impostos indevidos e recuperações que podem ser efetuadas através de uma boa gestão tributária da farmácia.
Com uma boa gestão tributária é possível também recuperar inclusive o ICMS pago sobre a conta de energia elétrica.
Outros tributos que também são incididos de forma indevida sobre o comércio farmacêutico são o PIS/Pasep e o Cofins.
Nesses casos é preciso subtrair mensalmente os percentuais relativos desses dois tributos que constam na tabela 1 do Simples Nacional quando as mercadorias revendidas estiverem sujeitas a essa tributação, incluindo tanto medicamentos quanto produtos de perfumaria e higiene pessoal.
Nesse sentido, cabe ao contador orientar o dono de farmácia sobre os impostos recolhidos de forma indevida, e buscar o ressarcimento do mesmo.
Como você pode notar, uma boa gestão tributária pode gerar economia para a farmácia, trazendo benefícios para o fluxo de caixa da mesma.
Quais são os regimes tributários e por qual optar?
Essa é uma pergunta bastante pertinente que os donos de farmácia acabam se fazendo. Ressaltamos que no Brasil existem 3 tipos de regimes tributários possíveis:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Geralmente, a maioria das farmácias quando estão começando acabam optando pelo regime Simples Nacional, e realmente para o início de um negócio o Simples apresenta-se como a melhor opção.
Todavia para farmácias mais estruturadas com faturamento maior, o Lucro real pode ser uma excelente opção.
Isso acontece porque os impostos serão incididos sobre o verdadeiro lucro da empresa, e em períodos trimestrais que a farmácia registrar prejuízo o imposto é creditado para a empresa.
Nesse sentido, para fazer um bom planejamento e gerenciamento sobre qual o regime tributário adotar é fundamental contar com um bom escritório de contabilidade que irá auxiliar a farmácia nesse quesito.
Fazer o acompanhamento dos balanços e demonstrativos de resultados mensais
Um dos principais erros dos empresários brasileiros é não acompanhar a verdadeira situação da empresa, e dessa maneira não saber se o negócio está indo bem ou não.
Existe na contabilidade dois demonstrativos que são fundamentais serem analisados mensalmente para ajudar na tomada de decisão do negócio. Sendo eles:
- Balanço Patrimonial;
- Demonstrativo dos Resultados do Exercício;
- Fluxo de Caixa.
Esses três relatórios são fundamentais para acompanhar os resultados da empresa e saber como anda a saúde financeira da mesma.
Caso você como empresário não tenha familiaridade com esses relatórios e nem saiba como fazer para apurá-los mensalmente é fundamental que converse com o seu contador e coloque esse serviço no pacote contratado.
O contador, além de desenvolver esses demonstrativos te orientará na leitura dos mesmos o que te possibilitará tomar decisões acertadas no decorrer do ano.
É importante que esses demonstrativos sejam desenvolvidos mensalmente, pois, através deles você conseguirá inclusive encontrar a sazonalidade do seu negócio.
Para entender melhor, imagine que você terá meses piores e meses melhores, ou seja, meses com vendas altas e meses com vendas baixas, e por essa razão não é possível comparar um mês de venda alta com um mês de venda baixa.
Todavia, com esses demonstrativos bem desenvolvidos, você poderá comparar períodos, ou seja, comparar o mês de janeiro de um ano com o mês de janeiro do ano anterior, e dessa maneira saber se o seu negócio está crescendo ou caindo.
Como escolher o melhor contador?
Agora que você já viu como é possível economizar com impostos e fazer uma excelente gestão tributária do seu negócio é imprescindível que você busque um bom profissional.
Um bom contador te orientará no decorrer dos meses e dos anos qual é o melhor regime tributário para o seu negócio e também te ajudará a não pagar imposto indevido.
Através de um bom escritório de contabilidade você conseguirá gerenciar melhor o seu estoque, assim como o seu fluxo de caixa e o lucro do seu negócio.
Isso acontece porque um contador bom te fornecerá todos os dados propícios para que você tome a decisão de forma mais acertada.
Inclusive, fará o acompanhamento anual do seu negócio te indicando o momento certo de trocar o regime tributário e também possíveis tomadas de decisão que irão impactar positivamente a gestão tributária da sua farmácia.