O que é Black Friday ?
Black Friday (em português, ‘sexta-feira negra’) é o dia que inaugura a temporada de compras natalícias com significativas promoções em muitas lojas de Varejo e grandes armazéns. É um dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, ou seja, celebra-se no dia seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro. Esta festividade começou nos Estados Unidos e com a ajuda das novas tecnologias e a promoção deste dia por parte das diversas empresas tem-se estendendo pelo resto dos países do mundo.
O dia é marcado por descontos agressivos e promoções arrasadoras em lojas físicas e online, além de longas filas e muita correria entre os consumidores. O forte impacto nas vendas fez com que o Black Friday fosse adotado por outros países, tais como Canadá, Reino Unido, Portugal, França, Uruguai, Paraguai e Brasil.
São apenas 24 horas de promoção que rendem um faturamento milionário para lojistas de diversos segmentos, daí seu sucesso e crescimento constante.
Black Friday 2018 no Brasil
A Black Friday 2018, a data mais importante para o e-commerce brasileiro, está marcada para 23 de novembro. A edição da Black Friday deve faturar R$ 2,43 bilhões, segundo previsão da Ebit|Nielsen – um aumento de 15% em relação a 2017. Por essa razão, 11% das empresas brasileiras estarão presentes e esperam aumentar suas vendas, conforme pesquisa da SPC Brasil e CNDL. Mesmo em um cenário de instabilidade econômica, o e-commerce está otimista, e os números revelam excelentes oportunidades para alavancar os lucros.
Segundo o levantamento Temporada Black Friday: muito além da sexta-feira, do Google, apenas 2% dos participantes usuais não vão comprar nessa Black Friday, enquanto 78% dos novos e-shoppers estão dispostos a comprar. Ou seja, a Black Friday é uma porta de entrada para as compras online, e 2018 pode marcar a primeira experiência de milhares de consumidores. Vale lembrar que 75% das pessoas compraram o que queriam a preços menores na edição de 2017, provando os altos níveis de satisfação com o evento.
Como empresário pode se preparar para a Black Friday ?
1. Conheça o perfil da compra Black Friday
A compra na Black Friday tem suas próprias motivações, e o empresário deve estar atento às necessidades desses consumidores. Enquanto o Natal está ligado aos presentes familiares, a Black Friday é sinônimo de presentear a si mesmo. Por isso, lembre-se de direcionar suas ofertas para pessoas que estarão pensando “eu mereço” na hora da compra.
2. Invista nas categorias mais vendidas
A Black Friday é caracterizada pela compra de produtos de alto valor agregado. Por isso, vale a pena priorizar as categorias mais vendidas:
- Smartphone;
- Televisão;
- Eletroportáteis;
- Informática;
- Eletrodomésticos;
- Roupas femininas;
- Perfumes;
- Tênis;
- Acessórios;
- Calçados.
3. Explore a vitrine
A razão para um cliente escolher a sua loja e não a do concorrente ao lado pode estar no modelo de vitrine escolhido – ou no layout da loja virtual. O aspecto visual e seu papel na conquista do consumidor são muito relevantes para serem ignorados. Ser criativo é o mínimo. Cuide da iluminação, monte o espaço para se comunicar com o público e seja eficiente para despertar o desejo de consumo.
4. Use as redes sociais
Essa dica é válida para quem vende na loja física e na virtual. Seja para divulgar ofertas, atender clientes ou cultivar um relacionamento a partir dessa interação, as ferramentas estão aí para lhe ajudar. Na Black Friday, é preciso qualificar o seu uso, operando em tempo real, compartilhando boas experiências e solucionando possíveis queixas antes que se propaguem.
Black Friday no setor de serviços
A Black Friday é tradicionalmente voltada ao comércio varejista, mas não precisa ficar restrita a ele. A partir dessa ideia, se você é um prestador de serviços, também pode aproveitar a data para aumentar as vendas.
Boa parte das dicas citadas ao longo deste artigo se aplicam à sua empresa. O segredo do sucesso é ser criativo e oferecer ao cliente algo que ele não encontrará no concorrente. São exemplos de ofertas possíveis no setor de serviços:
- Uma consultoria pode oferecer um percentual de descontos para contratos fechados naquele dia ou semana;
- Um restaurante pode oferecer uma refeição grátis para quem vier acompanhado;
- Uma agência de turismo pode vender pacotes com um dia extra grátis no destino escolhido;
- Uma academia de ginástica pode dar desconto ou isentar a taxa de matrícula para novos alunos.
Quem define a oferta é você, mas não se esqueça da necessidade de se preparar bem para essa promoção.
Não ofereça nada que comprometa as finanças da empresa ou que não possa ser cumprido depois. As ações devem ser planejadas para reverter em benefícios ao negócio e não gerar insatisfação sobre ele.
Consolidação do evento no país
Em sua trajetória no Brasil, a Black Friday começou como um evento pontual e se tornou o marco inicial de uma temporada de vendas.
Isso porque logo depois da sexta-feira de descontos já vêm a Cyber Monday, 13º salário, Natal, Ano Novo e férias.
Juntas, essas datas representam um período de grande aquecimento nas vendas e recordes de faturamento para o e-commerce. Praticamente 7 a cada 10 brasileiros já compram online regularmente, segundo pesquisa da consultoria PwC, publicada na Istoé. Segundo Pesquisa da Provokers, de 2018, 99,5% das pessoas conhece a Black Friday no Brasil e 69% já participaram.
Em 2017, o faturamento na data chegou a R$ 2,1 bilhões, e as expectativas para 2018 são promissoras.
Agora você já tem motivos de sobra para apostar na Black Friday 2018, certo?
Então, se você quer embarcar nessa onda lucrativa, é melhor correr. E se não der tempo para colocar todas as suas ideias em prática agora, não se preocupe: haverá uma nova oportunidade no ano que vem.