Unindo entretenimento e ensinamentos valiosos para quem empreende, filmes são uma boa opção para os empreendedores que buscam aprender mesmo nos momentos de lazer.
Contando histórias reais, o Sebrae indica cinco filmes que mostram os percalços, erros e acertos de empreendedores que persistiram em suas ideias e alcançaram o sucesso.
1. Fome de Poder
O filme mostra a história do início da rede McDonald’s. Iniciado pelos irmãos McDonald, o negócio era inovador, mas seus fundadores não tinham a intenção de expandi-lo. A trajetória da lanchonete muda com a chegada de Ray Kroc, que insiste na expansão para todo o território dos Estados Unidos.
Principais aprendizados do filme: Atenção nas negociações! Principalmente se envolver a venda da empresa ou a formação de uma sociedade.
2. Joy: O nome do sucesso
Quer conhecer a história de uma mulher empreendedora? Aproveite essa oportunidade. O filme mostra que nem mesmo um ambiente familiar caótico foi capaz de deter a criativa inventora e empreendedora Joy Mangano.
Principais aprendizados do filme: História de superação e força, a trajetória de Joy é inspiradora e mostra que, mesmo sendo sabotada pela própria família, ela conseguiu construir o império dos seus sonhos.
3. À procura da felicidade
Precisa de mais motivação, além da história de Joy? Confira esse filme, que conta como Chris Gardner – abandonado pela esposa, sem dinheiro e casa, e com um filho pequeno – enfrenta os seus muitos problemas com persistência e esperança.
Principais aprendizados do filme: “Nunca deixe que lhe digam que você não pode fazer algo”. A frase, do filme, é daquelas para anotar e deixar à vista na mesa de trabalho.
4. Jobs
Revelando a história de Steve Jobs, criador da Apple, o filme guarda momentos que destacam o seu temperamento difícil, mas também o perfeccionismo do empreendedor e seu domínio sobre o negócio.
Principais aprendizados do filme: Começando em uma garagem e conquistando o mundo todo, Jobs mostra um modelo de negócio movido por paixões.
5. Walt antes do Mickey
Sim, até mesmo a história de empreendedorismo de Walt Disney não foi um conto de fadas. Para superar os obstáculos, ele contou com a ajuda dos amigos e da família, além de muita criatividade.
Principais aprendizados do filme: Walt Disney aprendeu desde cedo, com o pai, a sempre terminar o que começou e se esforçar para fazer bem as suas atividades. Mesmo assim, chegou a quebrar o caixa mais de uma vez – mas a confiança em sua equipe e no seu talento fizeram a diferença.
Website: Revista PEGN